Videolaparoscopia Urológica - Clínica Urostar

Notícias

Videolaparoscopia Urológica

Cirurgia Videolaparoscópica é um procedimento minimamente invasivo que possibilita a abordagem dos órgãos internos por meio de pequenas incisões. É realizada com o auxílio de uma câmera conectada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal, sendo as estruturas manipuladas com auxílio de pinças.

Hoje em dia, praticamente não há contraindicações para a realização desta técnica. Na urologia ela pode ser utilizada em uma grande variedade de procedimentos, trazendo benefícios aos pacientes como: menor tempo de hospitalização, retorno mais rápidos às atividades profissionais, menos dor e chance de infecção de ferida operatória com um excelente resultado estético.

O procedimento é realizado sob anestesia geral, em seguida são introduzidos os trocateres, por onde é insuflado com gás-carbônico, a câmera e as pinças. Com isso ganha espaço na cavidade para poder realizar o procedimento.

Exemplo de uma cirurgia por videolaparoscopia é a Prostatectomia radical que consiste na remoção cirúrgica da próstata devido a câncer de próstata. Outro procedimento muito realizado é a Nefrectomia radical e parcial, ou seja, remoção do rim ou parte dele.

Cirurgia Robótica

A cirurgia Robótica é um refinamento da cirurgia videolaparoscópica, onde um Robô auxilia no procedimento. A máquina é comandada totalmente pelo médico, ou seja, ela reproduz os movimentos do cirurgião, que comanda todo o procedimento em um console próximo a mesa cirúrgica onde esta o paciente. Ao lado do paciente fica o cirurgião auxiliar que introduz e troca as pinças através dos trocateres.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Clínica Urostar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.