O que é, para que serve, tipos e como é feita
Ultrassonografia
A ultrassonografia, também conhecida por ecografia e ultrassom, é um exame de imagem diagnóstico que serve para visualizar em tempo real qualquer órgão ou tecido do corpo.
A ultrassonografia é um procedimento simples, rápido e não possui restrições, podendo ser feito sempre que o médico achar necessário, não sendo necessário esperar entre um ultrassom e outro. No entanto, é importante que seja verificado se existe alguma recomendação para a realização do exame, como encher a bexiga ou tomar medicamentos para eliminar o excesso de gases, já que isso pode dificultar a visualização dos órgãos.
Para que
Serve?
A ultrassonografia é um exame de imagem que pode ser indicada pelo médico com o objetivo de identificar alterações nos órgãos e deve ser realizada em um laboratório, clínica ou hospital. Assim, esse exame pode ser recomendado para:
- Investigar a dor abdominal, nos flacos ou nas costas;
- Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto;
- Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários;
- Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões;
- Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano.
Como é
Feita?
A ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado numa maca e em seguida deve-se colocar uma fina camada de gel na pele e posicionar o transdutor em cima deste gel, deslizando o aparelho pela pele. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico.
Após terminar o exame o médico retira do gel com um papel toalha e a pessoa pode ir para casa. O exame não causa dor, nem desconforto, é de fácil acesso e não costuma demorar muito tempo.
Principais tipos de
ultrassonografia
A Ultrassonografia de Abdome Superior (Fígado, Vias Biliares, Vesícula, Pâncreas e baço) é um exame indicado para identificar alterações no abdômen. Este exame Utiliza ondas sonoras de alta frequência para visualizar a parte superior do abdome, como o fígado, a vesícula biliar, o pâncreas, baço, rins, útero, ovário e bexiga, por exemplo.
Na Ultrassonografia de Abdome Inferior Masculino (Bexiga, Próstata e Vesículas Seminais), estudamos órgãos e estruturas no abdome inferior masculino com imagens que auxiliam no diagnóstico. O exame de Ultrassonografia de Abdome Inferior Feminino (Bexiga, Útero, Ovário e Anexos) pode ser indicado tanto para crianças quanto para adultos.Este exame pode ser solicitado para pacientes com queixa de dor abdominal e pélvica, menstruação anormal, sangramentos fora do período da menstruação, dentre outros.
O ultrassom abdominal total, também conhecido por ultrassonografia (USG) abdominal total é um exame indicado para a avaliação morfológica de órgãos abdominais, como fígado, pâncreas, vesícula biliar, vias biliares, baço, rins, retroperitônio e bexiga, e também a avaliação dos órgãos localizados na região pélvica.
Neste exame o médico irá estudar o aspecto dos rins, ureteres e bexiga, sendo frequentemente indicado para avaliação de infecção urinária, cálculos (pedras) renais, hidronefrose (dilatação do rim por retenção ou refluxo de urina), cistos renais ("bolhas" de líquido), doença policística renal. Esse ultrassom também é usado para avaliar as proteinúrias e hematúrias (perda excessiva de proteínas ou sangue na urina) e casos em que o rim está funcionando mal (insuficiência renal).
Em geral, é recomendado que homens com histórico de câncer de próstata comecem a realizar o PSA e o toque retal anualmente a partir dos 45 anos. Homens sem histórico familiar podem iniciar a prevenção aos 50, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).No exame de sangue é possível verificar os níveis de PSA, uma enzima que pode sinalizar a presença de inflamações ou tumores na próstata. Já o exame clínico mostra, através do toque retal, se há alguma alteração significativa no tamanho da próstata, o que também é sinal de doenças como o câncer.
Ultrassonografia Com Doppler Colorido de Bolsa Escrotal é um exame para identificar e avaliar anormalidades da bolsa escrotal, responsável pela fertilidade masculina. A diferença do ultrassom comum é que o doppler colorido obtém informações da circulação sanguínea na região. O exame é rápido e indolor, e as imagens são fornecidas em tempo real.