O que é e quais os sintomas da prostatite - Clínica Urostar

Notícias

O que é e quais os sintomas da prostatite

A prostatite caracteriza-se por uma inflamação da próstata, o que leva a um aumento do seu tamanho, podendo causar sintomas como dor, queimação ao urinar, febre, entre outros.

Geralmente, a prostatite é causada por uma infecção bacteriana e, na maior parte das vezes, o tratamento consiste na administração de antibióticos, analgésicos e anti-inflamatórios.

Quais os sintomas

Os sintomas mais comuns que podem indicar uma prostatite, que é a inflamação da próstata, são principalmente a diminuição da força do jato de urina e dor ao urinar.

Além dos sintomas indicados, a prostatite também pode causar febre e calafrios, especialmente se a prostatite for causada por uma infecção. Porém, a única forma de confirmar o diagnóstico é consultar um urologista para fazer exames como exame de sangue, urina ou até uma ultrassonografia.

Como aumenta a frequência da vontade em urinar, pode haver presença de sangue na urina e, é comum o desenvolvimento de impotência devido à dor constante. No entanto, esses também podem ser sintomas de infecção urinária no homem.

Possíveis causas

Embora existam diferentes causas que podem resultar na inflamação da próstata, a maioria das prostatites é causada por uma infecção, especialmente por bactérias como Escherichia coli ou Proteus mirabilis. Por esse motivo, é relativamente comum que a prostatite seja tratada com o uso de antibióticos, que devem ser indicados pelo urologista.

Em alguns casos, a prostatite pode ser causada por uma cirurgia ou lesão na região e existem ainda situações em que não é possível identificar a causa.

Classificação da prostatite

A prostatite pode ser classificada em:

  • Tipo I – Prostatite bacteriana aguda;
  • Tipo II – Prostatite bacteriana crônica;
  • Tipo III A – Síndrome de dor pélvica, também conhecida por prostatite crônica inflamatória;
  • Tipo III B – Prostatite crônica não inflamatória, síndrome de dor pélvica ou prostatodinia;
  • Tipo IV – Prostatite inflamatória assintomática.

Geralmente, a prostatite aguda e crônica apresentam os mesmo sintomas, sendo que se considera crônica a prostatite cujos sintomas permanecem por mais de 3 meses.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico de prostatite é feito tendo em consideração os sintomas referidos pelo paciente e que normalmente estão relacionados com dificuldade em urinar.

Além disso, o médico pode indicar coleta de sangue, urina e de líquido prostático e recomendar a realização de exames como a fluxometria, toque retal, exame de sangue ao PSA ou mesmo a realização de biópsia para confirmar a causa do aumento da próstata.

Em que consiste o tratamento

O tratamento para prostatite deve ser sempre indicado por um urologista que, na maioria dos casos, identifica uma infecção e, por isso, prescreve o uso de antibióticos em comprimidos ou, em casos mais graves, remédios que são aplicados diretamente na veia, no hospital.

Além disso, o médico pode também prescrever analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar os sintomas ou bloqueadores alfa, como a tansulosina, que ajuda a relaxar o colo da bexiga e as fibras musculares onde a próstata se junta à bexiga.

Na prostatite bacteriana crônica, o tratamento com antibióticos é mais longo, sendo realizado durante cerca de 3 meses, porém, quando os antibióticos não tratam a inflamação, pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover o abcesso prostático que causa os sintomas.

Fonte: Tua Saúde

Compartilhe

Deixe seu comentário

Clínica Urostar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.