Hospitais brasileiros recebem tecnologia a laser para tratamento mais efetivo da HBP - Clínica Urostar

Notícias

Hospitais brasileiros recebem tecnologia a laser para tratamento mais efetivo da HBP

Conhecido como terapia com laser verde, a tecnologia reduz tempo de internação e não oferece riscos para pacientes cardíacos.

Hospitais brasileiros espalhados por todo país receberam nos últimos meses uma tecnologia a laser que torna o tratamento do aumento benigno da próstata mais efetivo, rápido e seguro. Conhecida como hiperplasia benigna da próstata (HBP), a condição atinge cerca de 14 milhões de brasileiros – de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia – e não tem relação com o câncer de próstata.

A HPB está relacionada a um crescimento anormal da próstata, que obstrui a uretra, podendo causar problemas no sistema urinário. Entre os sintomas mais comuns da HBP estão: vontade frequente de urinar – principalmente durante a noite, dificuldade para iniciar a micção e jato de urina fraco.

De acordo com o urologista Tiago Borelli Bovo, apesar de não ser um tumor maligno a hiperplasia merece atenção. O check-up anual com um especialista pode ajudar na prevenção da doença – que tem a idade como principal fator de risco e pode atingir homens a partir dos 45 anos.

“Os pacientes nem sempre vão aos consultórios preocupados com a HBP, mas, sim, com medo do câncer de próstata. Porém, geralmente o câncer não causa sintomas. Quando isso acontece, em geral, é porque ele está extremamente avançado. É bem comum que o paciente marque uma consulta ao notar os sintomas da hiperplasia”, explica.

De acordo com o especialista, ¾ dos pacientes acima dos 70 anos possuem a próstata em um tamanho maior que o normal e por isso precisarão de tratamento.

Tratamento com laser verde

A tecnologia com laser verde consegue tratar uma próstata seis vezes maior que o normal (uma próstata saudável tem o tamanho equivalente ao de uma noz e pesa cerca de 15 gramas), é mais rápida, evita sangramentos e não oferece risco para pacientes cardíacos. Além disso, o tratamento de vaporização da próstata por meio do laser reduz o tempo de internação e recuperação – o paciente tem alta entre 12h e 24 horas.

“A terapia a laser é um dos tratamentos mais seguros e avançados para HBP disponíveis no Brasil, juntamente com técnicas endoscópicas minimamente invasivas. Além disso, na maioria dos casos não é preciso de anestesia, como a peridural e raquidiana, a sedação já é suficiente para o procedimento. Seus diferenciais estão relacionados principalmente ao pós-operatório, já que o paciente consegue ter alta mais cedo, menos dor, ardor e sangramento”, explica.

A Clínica Urosul e o Hospital Unimed de Volta Redonda já utilizam esta tecnologia e confira também as cidades que receberam a tecnologia nos últimos meses e já disponibilizam o tratamento a laser para seus pacientes:

– Ribeirão Preto (SP)
– Poços de Caldas (MG)
– Foz do Iguaçu (PR)
– Curitiba (PR)
– Blumenau (SC)
– Petrópolis (RJ)
– Belo Horizonte (MG)
– Uberlândia (MG)
– Goiânia (GO)
– Porto Alegre (RS)
– Pouso Alegre (MG)
– Salvador (BA)

Fonte: Negócios em Foco

Compartilhe

Deixe seu comentário

Clínica Urostar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.