Cigarro: o grande vilão - Clínica Urostar

Notícias

Cigarro: o grande vilão

“(…) a chance de desenvolver câncer de bexiga é de 2 a 6 vezes maior em tabagistas em relação àqueles que não fumam, e a duração e intensidade da exposição são diretamente proporcionais a esse risco”

Qual é o vilão mais famoso que você conhece? Alguns se remeterão à infância, lembrando do Coringa, do Pinguim; outros farão menção a líderes políticos sagazes (Lênin, Hitler) e os demais recordarão de indivíduos que representaram sofrimento em sua história de vida pessoal. Todavia, em se tratando de saúde, também há muitos vilões. Um dos mais conhecidos e responsáveis pela deterioração e redução do tempo de vida é, sem dúvida, o cigarro.

O hábito de fumar está intimamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer, com destaque para o de bexiga, segunda neoplasia geniturinária mais comum em homens no Brasil e responsável por 3% de todas as mortes por câncer nos Estados Unidos. Segundo pesquisadores norte-americanos, o tabaco associa-se a 60% e 30% de todos os cânceres do trato urinário em homens e mulheres, respectivamente. Soma-se a isso, o fato de que a chance de desenvolver câncer de bexiga é de 2 a 6 vezes maior em tabagistas em relação àqueles que não fumam, e a duração e intensidade da exposição são diretamente proporcionais a esse risco.

O vilão é aquele que sabidamente tem má intenção ou caráter antagônico. Se houvesse, portanto, a possibilidade de transpor tal adjetivo para a realidade do câncer de bexiga, diríamos que ele está sendo representado pelo CIGARRO. Cabe a cada indivíduo, enfim, tratar de se defender desse algoz.

Dr. João Álvaro Silva, residente do Serviço de Urologia do Hospital Nossa Senhora Conceição – Porto Alegre, RS.

Fonte: SBU

Compartilhe

Deixe seu comentário

Clínica Urostar
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.